quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Projeto Peça a Peça – 18ª. Edição – “Apolo e Daphne”


O Projeto Peça a Peça desde março de 2006 vem trazendo ao público diferentes aspectos das obras do acervo do Instituto Ricardo Brennand. Através de palestras, oficinas e apresentações culturais, o projeto já abordou 17 obras. Este mês, a programação será acerca da escultura “Apolo e Daphne”.

Trata-se de uma obra em mármore que mostra o momento da transformação da ninfa Daphne em um loureiro. Esta árvore, que através do mito passou a ser símbolo de força, é utilizada até hoje como símbolo de glórias esportivas nas olimpíadas, por exemplo. A mitologia grega conta que Apolo, por sua arrogância após ter vencido a serpente Píton, foi punido por Cupido, que o acertou com uma flecha de amor, levando-o a se apaixonar por Daphne. Esta, recebeu uma flecha para afastá-la do amor. Apolo então passou a persegui-la pelas florestas e devido a isso Daphne pede ao pai que lhe dê outra forma para seu corpo, que se transformou em um loureiro quando Apolo a tocou.

Para a palestra, convidamos a doutora em História pela Universidade de Florença Marília Ribeiro e professora adjunta de história da arte e cultura da Universidade Federal de Pernambuco. Para mediar a conversa com o público, contaremos com a estudante de história e arte-educadora do Instituto Ricardo Brennand, Tacianne Martins. Serão abordados temas referentes à mitologia grega e seus respectivos aspectos históricos, além de suas relações com a história da arte, em uma conversa na Cafeteria do Instituto Ricardo Brennand.

Paralelamente à esta programação, a arte-educadora do IRB Nicole Cosh, realizará uma oficina de Land Art. A oficina se utiliza do mote da escultura, onde uma ninfa se transforma em árvore, para construir junto a crianças e adolescentes a partir dos oito anos intervenções na paisagem do IRB. A Land Art será conceitualizada e contextualizada na oficina, que também objetiva despertar a consciência ambiental nos participantes através de uma vivência lúdica da arte.

Finalizando a programação, a banda Sopros Antepassados trará para o IRB um conjunto de “didgeridoos”. Este é um instrumento de sopro feito de madeira usado popularmente pelos aborígenes australianos. O Yidhaki (como é chamado o didgeridoo pelos aborígenes) é utilizado em várias etnias pelo mundo como um dos instrumentos de conexão com a mãe natureza, pois ele emite um som que vibra na freqüência do Ohm, emitido por vários povos como som de meditação.

Assim, convidamos a todos para este momento de reflexão sobre nossas práticas em relação ao mundo onde vivemos, através de vivências culturais suscitadas pelo acervo do IRB. Diversão, cultura e consciência ambiental através da arte...

Serviço:

29/09/07 - Sábado

15h – Palestra sobre a escultura “Apolo e Daphne”, com Marília Ribeiro e Tacianne Martins, na Cafeteria do IRB

15h – Oficina de Land Art, com Nicole Cosh, na área externa do IRB

16h – Apresentação da Banda Sopros Antepassados, na Cafeteria do IRB

Informações: 2121 0352 / 2121 0365

Entrada R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia-entrada para estudantes, professores e idosos acima de 60 anos)